A cor na embalagem

A cor na embalagem é um fator decisivo na hora da compra, através da cor uma embalagem deve:

- estimular o desejo de compra por meio das imagens ou layout da embalagem;

- representar a imagem da marca e do produto;

- destacar o produto frente a concorrência das embalagens vizinhas;

Há algumas dicas sobre cores que irei aos poucos colocando aqui, entretanto, nenhuma verdade é absoluta, principalmente no design e no campo das cores. Há apenas tendências. Camadas sociais mais elevadas, por exemplo, costumam ter preferência a objetos monocromáticos mas com efeito de gradiente entre a tonalidade, enquanto camadas populares gostam de cores chapadas mais vibrantes, principalmente nas cores primárias. Em embalagens para produtos infantis capriche nas cores primárias, mas para bebês procure tons pastéis e que dão aparencia de ‘acetinado’. A cor deve impactar, tornar a embalagem destacavel naquela enorme pratileira de concorrentes e ainda despertar atração.

Cores mais escuras para mostrar maior concentração, cores mais vivas para tornar a embalagem maior – assim como transparências -, efeitos em prata para modernidade e dourado para luxo.  Pequenos detalhes como esses numa embalagem pode ser agregar valor aquele produto em questão. Contrastar a cor da figura com o fundo ou uma embalagem com cores complementares (cores complementares contrastam entre si). Outra dica, pense nas roupas, claro! Cores claras aumentam, cores escuras diminuem, assim como listras horizontais alargam e compactam enquanto listras verticais afinam e alongam.

Numa embalagem a cor é a primeira coisa que atinge o comprador e pense bem, você tem menos de um segundo para provar o desejo/interesse dele.

Amarelo

A cor mais expansiva e mais quente do espectro cromático. Tende a aumentar visualmente o volume de objetos e embalagens, e tem forte associação com formas redondas devido ao movimento excêntrico. Ótima para dar ênfase e de boa visualização aos elementos tipográficos. Estudos sobre o índice de memorização de cores ocupa o primeiro lugar na memorização masculina e o segundo na feminina, sua memorização porém pode ser prejudicada quando associada a outras cores. Amarelo com verde é uma combinação um tanto fraca no quesito memorização quando comparada a combinação amarelo com vermelho ou laranja, mais revigorante.  A combinação amarelo com vermelho além de revigorante estimula o apetite porém em excesso causa um desgaste na percepção do consumidor devido ao enorme impacto que tais cores provocam. Muito usado em sinalizações por sua alta legibilidade e em redes de fast-food por sua natural ‘alegria’ e sua associação com a  adolescencia. Tem um poder de luminosidade e desperta impulsos de adesão, incríveis. Sua  associação geométrica é com o triângulo e ângulos agudos.

De acordo com o livro ” A psicodinânica da cor” usada como cor de fundo para tipos pretos ou o inverso, formam os dois melhores modos de visualizar uma cor.

Associações positivas: espontaneidade, ação, poder, dinamismo, divindade, eternidade, fertilidade – trigo – terra, oriente, calor do sol, alegria, vida, conforto, ouro, expectativa e a figura de Buda.

Associações negativas: impulsividade, ciúme, orgulho, egoísmo, inveja, euforia e opulencia.

Associado a embalagens de: gorduras vegetais, óleos e azeites, margarinas e manteigas, leite em pó, massas e alimentos a base de farinha, queijos, sorvete,  cervejas e inseticidas.

Laranja

O ponto de equilíbrio entre o amarelo e o vermelho, entre o ácido do amarelo e o doce do vermelho. Agridoce. Une as características do amarelo e do vermelho porém, menos acentuadas. Menos explosivo que o amarelo, chama a atenção para si sem ‘exprapolar’. Estudo indicam que o laranja produz mais impacto numa embalagem do que um amarelo efusivo. A legibilidade de fontes escritas nessa cor é um tanto baixa sendo mais aconselhável o seu uso como fundo – salvo é claro, grandes títulos. Grandes títulos na cor laranja, falando nisso, são ótimos para concentrar atenção naquele título, então pense nisso: toda atenção ficará para aquele título. Como fundo a cor mais aconselhável fontes pretas ou vermelhas, ao contrário do que muitos pensam fontes brancas em fundo laranja não funcionam bem em textos pequenos. Sua associação geométrica são linhas diagonais organizadas e a forma geométrica do pentágono. Enquanto o amarelo é a cor que chama mais atenção, laranja é a que mais atrai.. pense nisso na hora de escolher entre uma e outra!

Associações positivas: estímulo, vivacidade, perfeição, outono, pôr-do-dol, festa, aurora, desejo, energia,

Associações negativas: luxúria, ofensa, agressão, dominação, advertência.

Associado a embalagens de: café, produtos a base de laranja e/ou frutas cítricas e bronzeadores.

Vermelho

Traz referência a alimentação e acolhimento o que explica seu uso em restaurantes e marcas de alimentos. Remete ao perigo e ao proibido o que provoca um excitamento e ataque de alerta aos expectador. A cor do amor e do erotismo, atrae o olhar.. seduz. Muito usada em embalagens normalmente como elemento sugestivo ao sabor do produto. A cor mais indicada para embalagens do gênero alimentício por ser a cor mais estimulante do paladar e do desejo de compra. Por exemplo, associada ao marrom em embalagens de café. Por ser a cor do amor e muito sedutora é comum seu uso em embalagens de perfumes. Apesar de causar essa sensação de ‘atenção’ é a quarta cor na escala de visibilidade, sendo seu uso recomendado em fundo branco (vermelho sobre fundo preto está em 22ª colocação!). O fundo vermelho dificulta muito a visualização então, fica a fica para os próximos layouts. Outra dica importante é que verde é complementar do vermelho e ficam ótimos juntos para trazer aquele toque tradicional a alguma embalagem, porém, nada de usar uma como cor de fonte e a outra como cor de fundo (as letras iram piscar e traumatizar alguém). Sua associação geométrica é com o quadrado, linhas retas e ângulos retos: lembre disso na hora de pensar no formato.

Associações positivas: rubi, cereja, desejo, conquista, masculinidade, energia, poder, extroversão e fogo.

Associações negativas: guerra, perigo, sangue, combate, revolta, violência, agressividade e baixeza.

Associada a embalagens de: café, chocolate, carnes e produtos a sua base, doces, chá e mate, iogurte, queijo (com toques de branco), oléo, cerveja, desodorantes e produtos de higieni masculina, bronzeadores, perfumes, detalhes em cremes dentais, cigarro, remédios e embalagens de brinquedos.

Cores frias, branco e preto no próximo post.

Espero vocês


Referência bibliográficas:  Psicodinâmica das Cores em Comunicação de Modesto Farina. Editora Edgard Blucher.

Fotos: Lovely Package

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    • Douglas Feer
    • 23 fevereiro, 2010

    Já falei que amo esse blog? =) Adorei o post!

    • Thales Bruno
    • 14 setembro, 2010

    Meu amigo, como eu não conhecia este site, agora posso usá-lo como fonte de estudos e pesquisa para minhas criações futuras. Gostaria que você se aprofundadde sobre o tema em suas próximas inserções. Este site já vai para o meu favoritos…

  1. alguem poderia me ajudar ! Estou precisando saber a melhor cor para a embalagem do meu produto!

  1. 20 janeiro, 2011

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